domingo, 8 de maio de 2011

Qual é a importância da poesia nas séries iniciais e como podemos trabalhá-las?



             Qual é a importância da poesia nas séries iniciais e como podemos trabalhá-las?

         A poesia é a qualidade particular de tudo o que se toca o espírito, provocando emoção e prazer estético. A poesia está nas coisas e nos seres que nos cercam, como por exemplo, em uma pequena flor, numa paisagem, no barulho das águas do mar batendo nas pedras, entre tantas outras coisas. Ela está no mundo à espera das pessoas sensíveis e do olhar atencioso que a descubra, às vezes nas coisas mais simples e cotidianas.

        A poesia na sala de aula é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social, pois ela busca transformar a realidade de cada aluno, mediante um sistema de trocas. Como sugestão: o professor pode construir um cantinho para fixar vários tipos de poesia é um método que incentiva a leitura e interpretação poética, pois quanto mais se lê, mais se aprende e cria hábitos da leitura. Também pode ser trabalhada a poesia como momento poético, a poesia e as datas comemorativas, a apresentação da poesia em forma de dança, desenhos ou interpretação teatral.

         O professor deve ser um motivador para a prática de leituras de poesia, promovendo e aproximando o aluno com textos poéticos, favorecendo o desenvolvimento da criatividade a sensibilidade, imaginação através da leitura. A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade lingüística da criança e do adolescente.

       Ela precisa ser trabalhada de forma criativa, onde as crianças gostem e sintam-se motivadas a participar, que haja uma interação entre ambos, assim vai desenvolver a capacidade linguística das mesmas. Pode ser trabalhada em diversas disciplinas dependendo do assunto da poesia. O importante é fazer a criança descobrir a imaginação, e despertar o sonho que pode existir dentro do contexto de uma poesia, pois esta promove a integração, desenvolve a auto - estima a expressão corporal e desperta a criatividade. É fundamental o professor estimular no aluno o interesse e o gosto pela poesia, vivenciada no contexto escolar, e oportunizar novas maneiras de expressão através de desenhos e pinturas...

         O professor poderá iniciar o trabalho recitando uma poesia após realizar perguntas aos educandos a respeito da poesia. As perguntas deverão despertar na criança o interesse e o objetivo deste trabalho deverá ser o estímulo, criticidade, oralidade, reflexão, interpretação e finalmente a produção de poesias, nada mais é que um jeito de brincar com palavras mesmo, ela tem grande importância no aprendizado da criança, pois criando uma frase a mesma tem condições de criar outra frase, rimando com a anterior e assim por diante.

          É muito importante ter aliteração e assonância nas poesias, pois traz mais curiosidade para a criança, ela gosta mais dessa repetição de palavras, acha engraçado ou até mesmo interessante. Isso desperta mais o gosto pela leitura e escrita em sala de aula. Pode-se usar também: parlendas, travalínguas e tudo o que seja desse tipo de atividades, pois com certeza será bem aceito pelo público infantil.

            Além das poesias também se pode utilizar a música, que az com que desperte na criança o gosto pela leitura, pois tanto na música quanto na poesia, além da criança aprender e compreender o que está escrito, ela ao mesmo tempo está se divertindo com palavras, assim torna seu aprendizado rico sem que ela perceba.

Ana Paula Signor Roversi, Roselaine Casagrande Ficagna, Geni Marilene Koch Caumo, Graciane Voss, Solange Mafalda Tasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário